16 de maio de 2009

Cuide-se

(“Prenez Soin de Vous” de Sophie Calle)

Sophie teve um relacionamento amoroso rompido por email, que terminava com a frase “prenez soin de vous” (cuide-se). Isso virou um trabalho de arte, um video. Agora no Ano da França, os brasileiros poderão conferir a obra de 10 de julho a 07 de setembro no SESC Pompéia (SP) e de 22 de setembro a 22 de novembro no MAM em Salvador (BA).

Sophie é uma artista polêmica, mas ao ler sobre isso hoje em um grande jornal de São Paulo, me veio a mente o que o verbo significa para mim...

Cuide-se!

Você já deve ter ouvido várias vezes em uma despedida, mas despedida mesmo!
Sabe aquela situação que você conhece alguém e no final você diz ou ouve o cuide-se?
Pois bem, para mim sempre significou: Cuide de você com carinho, porque eu não estarei por perto para isso.
Pode ser não estar por perto por um tempo, pela longa distância ou para sempre.

Sempre soou uma despedida longa, eu não digo cuide-se para alguém que não esteja doente e verei no outro dia!
Eu digo cuide-se a alguém que espero que cuide de si próprio, que se valorize, que se ame, porque eu não estarei perto para ver, presenciar ou ajudar, entende?

Porque se eu estiver perto, ajudo a cuidar e a ser cuidada.

Beijos afetuosos e um enorme abraço caloroso para que seu final de semana seja o melhor de todos!


Um comentário:

Barbara disse...

Adorei!!!!Pois eh se dissemos isto para alguem é por que tbem tivemos um certo carinho por ela, pena que não deu certo!!!!Beijos