24 de agosto de 2009

As cinco pessoas...


" As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu
conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos tentando salvar uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram como ele foi importante.

Este livro foi escrito para cada um de nós, pois freqüentemente nos sentimos frustrados e inúteis – assim como Eddie – por não termos realizado nossos sonhos. Ele nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que temos o poder de mudar o destino dos outros com um pequeno gesto, e nos faz descobrir a importância da lealdade e do amor em nossas vidas."

Por mero acaso hoje assisti ao filme baseado no livro acima.

Li o livro no final de 2005 e achei que o filme foi muito fiel ao livro, com raras mudanças. Lembro que me emocionei imensamente com a 4ª e 5ª pessoas que Eddie encontra no céu que ele projetou: para cada personagem que encontra, o cenário é diferente.

Ao ler o encontro com a 5ª pessoa, mal pude continuar a leitura, pois as letras sumiram sob as lágrimas, ver a cena hoje, não foi diferente. Só quem leu o livro ou assistiu o filme sabe o que estou dizendo. Aliás não há como prever quem é a 5ª pessoa, de modo algum!

O filme é cheio de simbologia e mensagens, não tem conotação religiosa ou espiritual. Fala de relações humanas, sobre repensar, rever conceitos de como conduzimos a vida, nossos relacionamentos e como perdemos tempo nos culpando ou nos desculpando por nossas incapacidades.

Conheço uma meia dúzia de Eddies que usam muletas morais ou reais e jogam nelas o peso da sua falta de coragem para mudar algo em suas vidas...

Vale a dica... Essa semana o livro está por R$ 9,90 em um site que fica submerso...rs.. Já o filme, disponível na locadora próxima de casa. Veja o filme se não há tempo disponível para leitura, depois me conte o que achou!

Beijos afetuosos e linda semana!

Nenhum comentário: